-
Arquitetos: Toshiko Mori
- Ano: 2015
-
Fotografias:Iwan Baan
Descrição enviada pela equipe de projeto. A vila rural de Sinthian, no sudeste do Senegal, é o palco para um emocionante novo centro cultural concebido e financiado pela Josef and Anni Albers Foundation, em Connecticut, em colaboração com um líder local em Sinthian. Aberta em março de 2015, THREAD oferece residências a artistas ao lado de uma variada programação, que dá ao povo de Sinthian e da região uma oportunidade de descobrir novas formas de criatividade e cultivar suas habilidades. Um local de encontro para feiras, educação, apresentações e reuniões, o centro é um espaço para a comunidade local e um lugar onde os artistas residentes podem ter uma experiência verdadeiramente significativa da sociedade Sinthian.
Pintores, escultores, fotógrafos, escritores, coreógrafos, músicos e dançarinos de todo o mundo são convidados a viver e a trabalhar no THREAD, mas o centro incentiva especialmente a participação de artistas locais e senegaleses. Com esta área raramente visitada do mundo como inspiração. Esses artistas podem inspirar uma maior valorização internacional para esta parte da África Ocidental. Os primeiros passos para este espírito de intercâmbio cultural foram feitos em 2013, quando os dançarinos talentosos da escola Wayne McGregor realizaram uma série de workshops em Sinthian.
A aclamada arquiteta nova-iorquina Toshiko Mori trabalhou neste projeto pro bono, desenhando um edifício que já ganhou um prêmio AIA New York e foi selecionado para a Bienal de Arquitetura de Veneza de 2014. O edifício foi construído usando materiais e mão de obra locais, com seus conhecimentos sofisticados em trabalhos com bambu, tijolo e sapé. Estas técnicas tradicionais foram combinadas com inovações de design de Mori. O telhado inclinado habitual foi invertido e é capaz de coletar cerca de 40% de água da chuva necessária para o uso doméstico dos moradores.
Nicholas Fox Weber, diretor do Josef and Anni Albers Foundation, diz: "Quando Josef e Anni Albers criaram a Fundação que leva seus nomes, declararam seu propósito de ser 'a revelação e a evocação da visão através da arte'. Eles consideravam o ato da criação e os prazeres de ver como os maiores meios de combate às dificuldades e proporcionam equilíbrio e esperança. Anni Albers muitas vezes falou sobre 'começar do zero' como essencial na vida e muitas vezes Josef exaltou as maravilhas da experimentação." THREAD foi construído de acordo com esses valores.
Líder local, Dr. Maguèye Ba e a organização sem fins lucrativos American Friends of Le Korsa (AFLK), com sede nos Estados Unidos, têm trabalhado em conjunto na operação do centro médico de Sinthian, da construção de seu primeiro jardim de infância, além de financiar os salários dos seus professores e ajudar a comunidade a iniciar novas práticas agrícolas. Agora, com a ajuda da Josef and Anni Albers Foundation, a vila pôde ver a inauguração de uma nova unidade que irá complementar a infra-estrutura existente e promete estimular ainda mais a criatividade na região.
Originalmente publicado em Junho 04, 2015